BEM-VINDOS








"OS MAIORES OTIMISTAS SÃO AQUELES QUE, APESAR DO QUE VIVEM OU OBSERVAM, CONTINUAM APOSTANDO NA VIDA, TRABALHANDO, CULTIVANDO AFETOS E TENDO PROJETOS." LYA LUFT






terça-feira, 5 de outubro de 2010

LEITORES E LEITORAS

Que bom continuar o trabalho, pois "cada minuto que passa pode ser tudo que me resta para VIVER, mas eu desperdiço o tempo como se ele fosse infinito." Nós não temos todo tempo do mundo, não é?


PS. Espero que você seja educado em seu comentário. A responsável pelo blog reserva-se o direito de NÃO publicar o comentário de conteúdo grosseiro e deselegante.

Luz e paz,
Márcia Mendes

ELEIÇÕES 2010 - A LUTA CONTINUA...

Quando ela fala, veias caudalosas se projetam no pescoço. Marina Silva tem uma voz arranhada, que parece emergir com esforço de sua figura esguia. Com essa voz não treinada, que vem de dentro, Marina foi a candidata, nesta campanha de cartas marcadas, que soube projetar melhor, com inteligência e ironia fina, suas palavras. Talvez porque fossem palavras dela e de mais ninguém. Não mais do mesmo, não o vale-tudo de quem dá mais salário mínimo, 13o de Bolsa Família, ou empregos para a parentalha.
O título deste artigo é uma alusão a O menino do dedo verde, livro infantojuvenil escrito pelo francês Maurice Druon, em 1957, e adaptado para desenho animado. O protagonista, Tistou, tinha um dom: onde colocava o dedo, nasciam flores. O menino conhece a miséria, a prisão e os hospitais. Decide alegrar esses ambientes. E, ao colocar o dedo no presídio, nascem tantas flores que as portas da prisão não fecham mais. Mas os presos não fogem porque o mundo havia mudado para melhor.
Trata-se de uma fábula. Mas, como a realidade desta campanha eleitoral anda difícil de engolir, fantasias são bem-vindas. Na reta final, uma marola verde se torna onda e atrai desiludidos. Marina, que já se apresentou como a “outra Silva” e a “primeira candidata negra à Presidência”, abandonou os slogans que empobreciam seu discurso para colocar o dedo verde nas feridas do país.
Não por acaso a candidata do PV foi quem mais se beneficiou dessa língua malcheirosa que escorre da Casa Civil de Lula. Após as denúncias de corrupção e tráfico de influência do braço direito de Dilma Rousseff, as pesquisas mostram uns pontinhos a mais para Marina. Era previsto. Essa acriana evangélica, com quatro filhos e coque austero, é a única novidade. Suas reflexões sobre o Brasil e os adversários têm um carimbo de franqueza, sem arrogância. Concordando ou não com ela, somos compelidos a escutá-la.
A candidata do PV foi quem mais se beneficiou da língua malcheirosa que escorre da Casa Civil de Lula
Suas frases de muito efeito ecoaram em cabeças pensantes e na juventude. Seguem-se algumas delas: “Lula e Dilma infantilizam o eleitor brasileiro com essa história de pai e mãe”. “É possível perder ganhando e ganhar perdendo.” “Serra e Dilma são inteiramente parecidos porque defendem um modelo de desenvolvimento do século XX.” “O Brasil não precisa de um gerentão” (referindo-se a Dilma). “Meus adversários criam duas novelas: numa, o Brasil é todo azul, na outra é cor-de- rosa.” Marina se diz contra “o ‘promessômetro’ para ganhar simpatia”. Quer acabar com o “voto por gratidão” e criar o “voto cidadão”. Difícil, inviável, dirão, mas há um componente de sedução em sua fala.
Na semana passada, depois que Lula proclamou, em mais um comício – “Nós somos a opinião pública” –, a menina do dedo verde reagiu: “Eu acredito na liberdade de imprensa. Acho que o presidente fez uma crítica à imprensa que é contraditória com toda a sua trajetória dentro do PT”.
Dilma perdeu a fachada de paz e amor e reagiu com fúria às denúncias na imprensa. “Ela teve uma recaída. Parecia até ela mesma”, teria dito um aliado da petista, segundo a Folha de S.Paulo. A outra má impressão da semana foi a entrevista de José Serra ao Bom dia Brasil, na TV Globo. Não deixou que os jornalistas perguntassem quase nada. Impedia apartes, num tom professoral e prepotente que afasta até seus eleitores. A uma repórter do humorístico CQC, da Bandeirantes, Serra perguntou se ela tinha namorado. Não é a primeira vez que perde a noção.
Sem plásticas ou cabeleireiros, Marina cresceu de estatura ao longo da campanha. Seu discurso a princípio ambientalista ampliou-se e ganhou consistência no campo dos valores e da ética. Mesmo que a enorme maioria dos brasileiros não vote nela, sabe-se o que sua candidatura representa: uma terceira via, de olho no desenvolvimento sustentável do século XXI, que não comporta esmolas para uma massa tutelada e semianalfabeta. Quando deixou o governo Lula, após quedas de braço com Dilma, Marina afirmou: “Perco o pescoço, mas não perco o juízo”. E não perdeu mesmo.


RUTH DE AQUINO
é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro
FONTE: SITE EPOCA.COM
OPINIÃO
QUEM VOCÊ ACHA QUE MARINA SILVA DEVE APOIAR?

domingo, 29 de agosto de 2010

FIQUE PLUGADO SEMPRE!! "LER UM ATO DE COMUNHÃO COM O MUNDO."

DESABAFO DE HERBERT VIANA SOBRE OS VALORES DE HOJE!

Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode; envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. [...]

Cirurgia de lipoaspiração? Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipos e muito mais piração? Uma coisa é saúde outra é obsessão.
O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a autoimagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode; envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Qualquer um bem sucedido é exemplo de sucesso. A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, o coletivo.
Jovens não têm mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada. Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal, mas...
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva. 'Cuide bem do seu amor, seja ele quem for'. Herbert Vianna
Herbet Vianna é cantor e compositor.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CONTINUE PLUGADO...LEIA E COMENTE!!! ATIVIDADE 3

A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o sítio Ficha Limpa – um instrumento de controle social da Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto!
www.fichalimpa.org.br/ -

Não venda seu voto!!

O voto comprado é a pior arma contra a democracia, já o voto limpo é o melhor remédio para combater a corrupção e a miséria social. Ajude a construir um modelo honesto de se fazer política.

Miguel Sales
Promotor de Justiça

Para se ter eleições limpas, não viciadas, de voto não comprado ou com promessas ilegais ou enganosas, depende da fiscalização que cada cidadão ou eleitor faça sobre elas.
A miséria do povo não pode servir de bandeira para eleger políticos sem ética, indignos ou corruptos. A lei, em busca de eleições não corrompidas, prevê punição contra a grave conduta de se comprar votos, podendo o candidato ter o seu registro cassado ou o seu mandato perdido.

Conforme pesquisa, os meios mais usados para se comprar o voto são: doação de alimentos, remédios, material de construção, óculos, enxovais, fornecimento de documentos, falsas promessas de emprego e até entrega direta de dinheiro.
E depois da eleição tudo continua ao deus-dará, com o povo no mesmo sofrimento. Assim, em vez da maioria dos políticos ter um projeto sério de governo capaz de oferecer melhores condições emprego, segurança, saúde, educação, transporte, moradia, água, esgoto, calçamento e tantos outros serviços públicos essenciais, eles preferem trilhar pelos caminhos da esmola, da demagogia e da malandragem, e depois ainda dizem na rodada de amigos que não devem nada ao povo, pois suas eleições foram compradas.
Há muito que a compra de voto é crime, mas por ser pouco fiscalizada e punida, reina para muitos a certeza da impunidade. Porém, agora, a lei se tornou mais severa, como sempre deveria ser.
Todo cidadão tem o dever de fiscalizar e de denunciar a compra de votos. Denuncie qualquer tipo de compra de voto ao promotor eleitoral de sua cidade. Procedendo assim você está ajudando a combater a corrupção do seu município ou de qualquer lugar.


O VOTO COMPRADO É A PIOR ARMA CONTRA A DEMOCRACIA, JÁ O VOTO LIMPO É O MELHOR REMÉDIO PARA COMBATER A CORRUPÇÃO E A MISÉRIA SOCIAL. AJUDE A CONSTRUIR UM MODELO HONESTO DE SE FAZER POLÍTICA.


O seu voto é um instrumento muito poderoso para mudar as coisas. Quando você negociar o seu voto em troca de uma cesta básica, de um par de óculos, de material de construção ou qualquer outra doação, pode estar tirando da sua comunidade um posto de saúde, uma escola, saneamento, segurança pública, fontes de emprego e outras necessidades fundamentais para sua família e para toda a coletividade.

VOTAR COM A CONSCIÊNCIA LIMPA É PRECISO!
www.cabopress.jex.com.br/artigo/nao+venda+seu+voto

domingo, 1 de agosto de 2010

FIQUE PLUGADO... LEIA E COMENTE SOBRE O ASSUNTO- ATIVIDADE 02

<
Artigo II
Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos na Declaração dos Direitos Humanos, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)
da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948


Homofobia afasta estudantes das escolas no Rio


Estudantes gays, lésbicas e travestis estão deixando a escola por causa da discriminação, segundo dados do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). A pesquisa informa que cerca de 20% dos alunos homossexuais que iniciam o ano letivo não suportam a perseguição e abandonam os estudos.
Condenada pelos educadores, a homofobia também gera outro grave problema no ambiente escolar: o aumento da violência. Cansados de provocações constantes de colegas e até de professores, muitos estudantes acabam perdendo o controle e partindo para a agressão.
O aluno do 3º ano do Ensino Médio Felipe Sanches, 18 anos, que estuda em uma escola da rede pública, em Nova Iguaçu, conta que desde que assumiu sua homossexualidade, há dois anos, brigou várias vezes. Nunca tinha discutido no colégio até assumir que era gay. Mas depois as provocações começaram. Na maioria das vezes até faço de conta que não é comigo. Mas às vezes o sangue ferve e aí fica impossível não reagir. Quando vejo já parti para briga, confessa Felipe, que já pensou em abandonar a escola por causa do preconceito.
O travesti Roberta, 26 anos, revela que largou a escola no 2º ano do Ensino Médio depois que um professor debochou do fato de ele ser homossexual durante uma aula. Ele vivia jogando piadinhas, fazendo insinuações maldosas a respeito da sexualidade, mas nunca tinha sido direto. Certo dia me cansei e lhe perguntei o que tinha contra os gays. Ele se assustou, disse nada, mas começamos a discutir até que ele me mandou sair da sala. Envergonhada, saí e nunca mais voltei, conta Roberta.
Diretora do Sindicato, a professora Eliza Henriques Martins, 43 anos, que é lésbica, afirma que os professores no Rio não estão preparados para lidar com situações de conflito geradas pela homofobia. É esse despreparo que permite que a homofobia siga agravando não só o problema da evasão escolar, como também o do aumento da violência nas escolas, que já está saindo do controle dos professores e diretores, alerta Eliza.
O problema da homofobia nos colégios do Rio obrigou o Sepe a criar a Secretaria de Gênero e Combate à Homofobia. Através desta secretaria nós começamos o Seminário de Múltiplos Olhares, através do qual promovemos debates e reuniões para debater o problema da homofobia dentro das escolas, explica a também diretora do Sepe Marize de Oliveira Pinto, 50 anos, que é heterossexual e condena a homofobia.
Todos têm direito à educação, seja lá qual for a sua orientação sexual. Não podemos aceitar que jovens sejam obrigados a abandonar os estudos e tenham de usar a força física para que sejam respeitados, ressalta.

FONTE : noticias.terra.com.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ESTAMOS DE VOLTA!!! Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Paulo Freire



GOSTEI MUITO DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS VOCÊS AQUI NO BLOG. A INTERNET TAMBÉM ABRE POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAR O CIDADÃO. NÓS NÃO PASSAMOS APENAS A TER UM ACESSO MAIOR A INFORMAÇÃO, NÓS TAMBÉM PODEMOS OPINAR, DISCUTIR, INTERAGIR, ENFIM, APRENDER CADA VEZ MAIS!!!
SUCESSO SEMPRE,
MÁRCIA MENDES

FIQUE BEM PLUGADO ... LEIA MAIS... COMENTE MAIS... 01


QUERO VOLTAR A CONFIAR
"Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror…
Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, Filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “ temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER” E definitivamente bela, como cada amanhecer. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como o céu de primavera, leve como a brisa da manhã! Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Vamos voltar a ser “gente” Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. A indignação diante da falta de ética, de moral, de respeito… Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?… Precisamos tentar…
Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!"

TEXTO PRODUZIDO POR ARNALDO JABOR

domingo, 13 de junho de 2010

ESPAÇO ABERTO- ATIVIDADE 5





“ A TAÇA DO MUNDO É NOSSA/ COM O BRASILEIRO NÃO HÁ QUEM POSSA.” SERÁ MESMO?
BOM, NESTES TEMPOS DE COPA DO MUNDO DEIXAMOS AFLORAR TODO SENTIMENTO “PATRIOTEIRO”, IMPOSTO TAMBÉM PELA NOSSA BRASILEIRÍSSIMA REDE GLOBO - TEREMOS ATÉ UM NOVO PROGRAMA JORNALÍTICO –“BRASILEIROS”- "TUDO PELO SOCIAL."
VOCÊ SABE QUE AO TERMINAR OS JOGOS DA COPA COMEÇAREMOS OUTRO “JOGÃO”, NÃO É? MAS REPETINDO O JARGÃO “PATRIOTEIRO” – “ SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIMOS NUNCA", POIS “ MORAMOS NUM PAÍS TROPICAL/ ABENÇOADO POR DEUS/ E BONITO POR NATUREZA.”
VAMOS TODOS RUMO AO HEXA!!!
APROVEITO PARA PEDIR AOS MENINOS E MENINAS, ESTUDANTES DE NOSSA EXCELENTE ESCOLA PÚBLICA QUE NÃO DEIXEM DE ESTUDAR, AFINAL, “UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS”, NÃO É MESMO?
QUERO DEIXAR REGISTRADO QUE AMO O BRASIL – PAÍS DO FUTURO – SOU PROFESSORA - ASSÍDUA,COMPROMETIDA E ATUANTE, PAGO TODOS OS MEUS IMPOSTOS, PARTICIPO DE CAMPANHAS PARA AJUDAR OS FAMINTOS, OS DESABRIGADOS, OS DESALOJADOS, OS IDOSOS DESEMPARADOS, AS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO, ENFIM, A LISTA É GRANDE... MAS AINDA SOBRA TEMPO PARA LER POESIA – PRECISO SALVAR MINHA HUMANIDADE, ALIMENTAR MEU SONHO.
ACREDITO EM DEUS, ACREDITO EM VOCÊS!

DÉCADA DE 1970 – TEMPOS DA DITADURA MILITAR- O BRASIL ERA PINTADO ASSIM...

LEIA A LETRA ATENTAMENTE.

Eu Te Amo Meu Brasil
Os Incríveis
Composição: dom
Escola...
Marche...
As praias do brasil ensolaradas
Lá lá lá lá...
O chão onde país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais amor
O Céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país, mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
As tardes do Brasil são mais douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui, porque existe amor
No carnaval, os gringos querem vê-las
Num colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Adoro meu Brasil de madrugada, lá, lá, lá, lá.
Nas horas que eu estou com meu amor,lá,lá,lá,lá.
A mão de Deus abençoou.
A minha amada vai comigo aonde eu for.
As noites do Brasil tem mais beleza, lá, lá, lá, lá.
A hora chora de tristeza e dor, lá, lá, lá, lá.
Porque a natureza sopra e ela vai-se embora enquanto eu planto amor.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Ninguém segura a juventude do Brasil. 2 x

DÉCADA DE 1980 – NOVAS REFLEXÕES


Que Pais É Esse?
Capital Inicial
Composição: Renato Russo

Nas favelas e no senado
Sujeira prá todo lado
Ninguém respeita
A constituição
Mas todos acreditam
No futuro da nação...
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Na Amazônia
E no Araguaia
e na baixada fluminense
No Mato grosso
Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papeis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão...
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
e vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios um leilão...
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?...(2x)

2001 - UM NOVO TEMPO, UM NOVO OLHAR...

Brasil Corrupção
Compositor: Ana Carolina e Tom Zé

Neste Brasil corrupção
pontapé bundão
puto saco de mau cheiro
do Acre ao Rio de Janeiro
Neste país de manda-chuvas
cheio de mãos e luvas
tem sempre alguém se dando bem
de São Paulo a Belém
Pego meu violão de guerra
pra responder essa sujeira
E como começo de caminho
quero a unimultiplicidade
onde cada homem é sozinho
a casa da humanidade
Não tenho nada na cabeça
a não ser o céu
não tenho nada por sapato
a não ser o passo
Neste país de pouca renda
senhoras costurando
pela injustiça vão rezando
da Bahia ao Espírito Santo
Brasília tem suas estradas
mas eu navego é noutras águas
E como começo de caminho
quero a unimultiplicidade
onde cada homem é sozinho
a casa da humanidade


VAMOS FAZER UM BRASIL MELHOR. ESTUDE, ESTUDE MUITO, CASO CONTRÁRIO A TAÇA ESCAPARÁ.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE!



BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE!

LI OS COMENTÁRIOS POSTADOS NA ATIVIDADE 3 E CONFESSO QUE FIQUEI ENTUSIASMADA COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS, PARABÉNS!
ESCREVER NÃO É ALGO FÁCIL, MAS VOCÊS ACEITARAM O DESAFIO E A CADA NOVA PROPOSTA PRODUZIRÃO COMENTÁRIOS MAIS CRÍTICOS. A LEITURA AJUDA NA FORMAÇÃO DAQUELE QUE PRODUZ TEXTOS. DEVEMOS NOS FAMILIARIZAR CADA VEZ MAIS COM OS TEXTOS. DEVEMOS LER COM CUIDADO, ENTENDENDO O QUE ESTÁ NAS LINHAS E NAS ENTRELINHAS.
“A COMPREENSÃO DO QUE SE ESTÁ LENDO, ESTUDANDO, NÃO ESTALA ASSIM, DE REPENTE, COMO SE FOSSE UM MILAGRE. A COMPREENSÃO É TRABALHADA, É FORJADA, POR QUEM LÊ, POR QUEM ESTUDA QUE, SENDO SUJEITO DELA, SE DEVE INSTRUMENTALIZAR PARA MELHOR FAZÊ-LA. POR ISSO MESMO, LER, ESTUDAR, É UM TRABALHO PACIENTE, DESAFIADOR, PERSISTENTE. [...]” PAULO FREIRE
A LEITURA DESPERTA O DESEJO DE ESCREVER. E ESTE ESPAÇO ABRE A POSSIBILIDADE DE INTERAGIR COM A LEITURA E A ESCRITA E, POR CONSEGUINTE APRENDER MAIS E MAIS.
DICA 1
LEIA OS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS, AVANCE MAIS EM OUTRAS LEITURAS, DÊ SUGESTÕES, VISITE OS LINKS, PARTICIPE DA ENQUETE.
DICA 2
LEIA ATENTAMENTE O SEU COMENTÁRIO ANTES DE POSTAR.
DICA 3
NÃO DESISTA DE VOCÊ!

LUZ E PAZ SEMPRE.

LEIA A ATIVIDADE 4

ESPAÇO ABERTO - ATIVIDADE 4



“Palavra é como borboleta, bate asas e voa. Palavra não nasce em árvore, ela brota no coração.[...] Para voar é preciso asas leves e muito vazio pela frente. Para falar é preciso ter o que dizer.” Bartolomeu Campos de Queirós
LEIA O TEXTO

A Natureza Das Coisas
Santanna
Composição: Accioly Neto

Ô chá, lá, lá, lá, lá
Ô chá, lá, lá, lá, lá

Se avexe não...
Amanhã pode acontecer tudo
Inclusive nada.

Se avexe não...
A lagarta rasteja
Até o dia em que cria asas.

Se avexe não...
Que a burrinha da felicidade
Nunca se atrasa.

Se avexe não...
Amanhã ela pára
Na porta da tua casa

Se avexe não...
Toda caminhada começa
No primeiro passo
A natureza não tem pressa
Segue seu compasso
Inexoravelmente chega lá...

Se avexe não...
Observe quem vai
Subindo a ladeira
Seja princesa, seja lavadeira...
Pra ir mais alto
Vai ter que suar.

Ô coisa boa é namorar,
Ô coisa boa é namorar.


PARA REFLETIR E COMENTAR:

VIVEMOS “AVEXADOS”, QUEREMOS TUDO PARA ONTEM. VIVEMOS EM BUSCA DE TER CADA VEZ MAIS E NOS ESQUECEMOS DO QUE, DE FATO, PRECISAMOS PARA SER FELIZ. QUEREMOS A PAZ, MAS O QUE É A PAZ? QUEREMOS A LIBERDADE, MAS O QUE É MESMO SER LIVRE? SERÁ QUE ESTAMOS APRENDENDO OU DESAPRENDENDO A ARTE DE VIVER? AINDA SABEMOS CANTAR? AINDA CURTIMOS BRINCAR? A DOR DO NOSSO SEMELHANTE NOS INCOMODA? COMO APROVEITAMOS NOSSOS DIAS?
CALMA, “SE AVEXE, NÃO” REFLITA MAIS UM POUCO LENDO A CRÔNICA DE MARTHA MEDEIROS, APROVEITE CADA LINHA, VIU?


POR QUE AS PESSOAS ENTRAM EM NOSSAS VIDAS?
MARTHA MEDEIROS

Pessoas entram na sua vida por uma “Razão”, uma “Estação” ou uma “Vida Inteira”.
Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.

Quando alguém está em sua vida por uma “Razão”… é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim. Ás vezes, essas pessoas morrem. Ás vezes, eles simplesmente se vão. Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.

Quando pessoas entram em nossas vidas por uma “Estação”, é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer… Acredite! É real! Mas somente por uma “Estação”.

Relacionamentos de uma “Vida Inteira” te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida. É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente. Obrigado por ser parte da minha vida.

Pare aqui e simplesmente SORRIA.

“Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro,
Ame como se você nunca tivesse sido magoado, e dance como
se ninguém estivesse te observando.”
“O maior risco da vida é não fazer NADA.”
Martha Medeiros

TODO AMOR QUE HOUVER NESSA E EM TODAS AS VIDAS...FUI!!!

sábado, 22 de maio de 2010

ESPAÇO ABERTO - ATIVIDADE 3



I SEMANA DE LEITURA - 2006


Estou muito FELIZ com a participação de vocês - PARABÉNS!!Aos poucos estamos nos aproximando, não é?

Leia o poema - ESCOLA,de Paulo Freire

Escola é

... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,

É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil

Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

PARA PAULO FREIRE - EDUCADOR DO POVO - A pergunta é que estimula o ato de aprender dentro e fora da escola. A escola desenhada nas linhas do poema está grávida da "palvramundo". Por intermédio da leitura da palavra vamos enxergando não apenas as letras, mas a realidade. Quando olhamos a realidade com saber abrimos possibilidades de, juntos, transformá-la.

DESAFIO - LER E PENSAR: VER MELHOR
Quem é você como membro da sociedade brasileira? O que Deus, a família, a escola, seus amigos representam para você? O que você espera do Brasil? O que o Brasil espera de você?

domingo, 9 de maio de 2010

ESPAÇO ABERTO - ATIVIDADE 2


Parabéns aos estudantes que participaram da ATIVIDADE 1 - Estamos, sim, dispostos a aprender mais - eu e vocês - é, pois, esta a mágica que nos une. A atividade virtual é uma estratégia para ampliar as nossas aulas e, por conseguinte, o nosso conhecimento.
Também quero deixar um abraço carinhoso para as mães de vocês e afirmar para cada um/a que as mães são mais felizes quando seus filhos e suas filhas são felizes.Que Jesus, nosso grande mestre, nos abençoe.
Luz e paz para os/as filhos/as e para todas as mães.

LEIA A ATIVIDADE 2 E COMENTE
O curta VIDA MARIA, de Márcio Ramos traz uma reflexão sobre a importância da leitura. Você já imaginou como seria a sua vida se não soubesse ler e escrever? O que nos incita a prática da leitura e da escrita? A leitura nos lança a outros mundos, por intermédio dela conhecemos a "palavramundo", palavra grávida, cheia de vida.
Leia a letra da música LIVROS, de Caetano Veloso e amplie seus conhecimentos acerda do ato de ler e escrever.

Livros
Caetano Veloso
Composição: Caetano Veloso

Tropeçavas nos astros desastrada
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.


Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura.


Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou ­ o que é muito pior ­ por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:


Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
Tropeçavas nos astros desastrada
Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas

Disponível em: letras.terra.com.br

domingo, 2 de maio de 2010

ESPAÇO ABERTO - ATIVIDADE 1



No mundo globalizado e tecnológico em que vivemos, precisamos plantar e cultivar flores. Flores que possam nos aproximar. Precisamos, sim, lançar flores em casa, na rua, na escola... Precisamos de colo, de sorrisos, de palavras de gentileza. Somos humanos. E o sonho, o canto, o amor, a poesia devem continuar nos unindo. Vamos pensar sobre nossa condição ser humano no mundo atual. Como nos relacionamos com as outras pessoas? O que esperamos dessas pessoas? O que será que as pessoas também esperam de nós?

Amor é um fogo que arde sem se ver

Amor é um fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente,
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?


Monte Castelo

Composição: Renato Russo (recortes do Apóstolo Paulo e de Camões
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja
Ou se envaidece...
O amor é o fogo
Que arde sem se ver
É ferida que dói
E não se sente
É um contentamento
Descontente
É dor que desatina sem doer...
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
É um não querer
Mais que bem querer
É solitário andar
Por entre a gente
É um não contentar-se
De contente
É cuidar que se ganha
Em se perder...
É um estar-se preso
Por vontade
É servir a quem vence
O vencedor
É um ter com quem nos mata
A lealdade
Tão contrário a si
É o mesmo amor...
Estou acordado
E todos dormem, todos dormem
Todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade...
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...

Disponível em: letras.terra.com.br › L › Legião Urbana

De que forma podemos contribuir para revitalizar o amor e a amizade, sentimentos que estão esquecidos em nosso tempo?

domingo, 18 de abril de 2010

Projeto Tecendo Textos - Saudades


Projeto Tecendo Textos - 2006.

Oficina - O jornal na sala de aula - 2006.

Infelicidade

Thaíse Santos¹

Não nasci para amar

Pois vivo na incessante solidão

Estou presa ao egoísmo

Fechada para o ato de viver.

Queria ser diferente

Igual àqueles que eu deslumbro

Eles parecem felizes

E livres desse mal.

Cortar esse laço comigo

Seria o mais sensato.

Entretanto, me falta força

Para desatar os nós e seguir só.

____________
¹ Participante do Projeto Tecendo Textos – 2007. Col. Polivalente Monsenhor Luiz F. de Brito.


Aprender

Márcia Mendes¹


Aprendi que é preciso (re)começar,

abrir as janelas, soltar pipas,

brincar com bolinhas de gude,

Tomar banho de chuva

E até roubar doce na geladeira.

Aprendi que cantar faz bem

Que ler um livro duas, três vezes, sei lá...

Pode ser um exercício mágico

que nos permite deixar as portas abertas.

Aprendi que a leitura do texto literário

é uma orquestra

que ecoa também na sala de aula.

Aprendi o canto do outro,

a brincar com o outro,

a sorrir, chorar, mas não vivo o sonho do outro.

Sonhos são únicos.

Impenetráveis, intransferíveis, inquestionavéis.

Aprendi que preciso aprender,

Sou humana... Por isso inacabada


__________
¹ Elaboradora e mediadora do Projeto Tecendo Textos – 2005 a 2008 – Col. Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito.
COLÉGIO POLIVALENTE MONSENHOR LUÍZ FERREIRA DE BRITO
SÁBADO LETIVO - 20/03/2010 - ÁREA I
1º ANO - ENSINO MÉDIO
TRABALHO ELABORADO PELA PROFESSORA MÁRCIA MENDES¹
OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO ARTÍSTICA

1º MOMENTO
O que nos lembra a data 1º de abril?
O que é mentira?
Você percebe algumas mentiras presentes em nossa sociedade/
Apresentação da Imagem no Monitor Educacional (criança trabalhando).
Comente sobre a afirmação: Mentira: Não existe trabalho escravo no Brasil.
2º MOMENTO
Mostra do vídeo (Monitor educacional) Mentiras do Brasil, Gabriel Pensador -
Disponível em: www.yotube.com.
Conversa sobre o compositor/cantor – Gabriel Pensador e o ritmo trabalhado em suas músicas – o rap.
Quem é Gabriel Pensador?
Gabriel o Pensador, nome artístico de Gabriel Contino, (Rio de Janeiro, 4 de março de 1974) é um cantor e compositor brasileiro de rap.
Um dos maiores nomes do rap e pop brasileiro, Gabriel diferenciou-se de boa parte de seus pares (e chegou a ser criticado por eles) por ser garoto branco de classe-média. Mas desde o começo fez letras de crítica social e moral, como acontece na música rap.
Por que Gabriel, o pensador? Apresentar a imagem da escultura - O Pensador - Rodin.
“ Eu canto sobre o que sinto e penso, sobre a realidade que me cerca, não apenas a da favela exatamente. Mas é claro que os problemas sociais, que afetam todas as classes, atingem muito mais os mais pobres, como diz o ditado: a corda arrebenta no lado mais fraco. E a música serve pra que possam ser ouvidas algumas palavras que muita gente não teria a oportunidade de dizer." Gabriel Pensador
O que é o rap?
O rap (ritmo e poesia) é de origem jamaicana, apareceu por volta dos anos 60 nos guetos e nas periferias. Sons eram instalados pelas ruas, tendo sempre um DJ e um “toaster” (que fala durante a execução da música).
Acredita-se que o rap tenha sido a força para o hip hop, pois muitos jovens emigraram para os Estados Unidos, em razão dos problemas políticos e econômicos que o país passava na época, através de Kool Herc, um dos maiores DJs.
3ºMOMENTO
Em grupo, propor a leitura e discussão sobre o tema abordado na letra da música – Mentiras do Brasil.

Mentiras do Brasil
Compositor(es): Gabriel O Pensador

Era uma vez duas criancinhas
Um mundo do faz de conta era onde eles viviam*
Seus nomes eram José e Maria
E verde e amarelo era a bandeira que vestiam
Queriam viver com felicidade mas pra isso era preciso saber sempre a verdade *
Os adultos hipócritas provocavam sua ira
Pois quem é puro não gosta de conviver com a mentira
Mas Zezinho e Maria eram puros porém sabidos
Deixavam tapados um dos lados de seus ouvidos
Pra não entrar por aqui e sair por ali
O que escutavam e achavam importante refletir
E na TV as estórias que os adultos contavam
Eles gostavam de ver
Mas nem sempre acreditavam
Se revoltavam vendo coisas que até cego já viu
E resolveram fazer uma lista com...*

As maiores mentiras do Brasil
Vocês e suas mentiras vão pra... (primeiro de abril!)
As maiores mentiras do Brasil
Vocês e suas mentiras vão pra... (primeiro de abril!)

E uma mentira absurda encabeçava o rol:
Deus é brasileiro... (Só se for no futebol!)
Certas frases conhecidas são mentiras e ninguém nega
(por exemplo?) "A justiça é cega!"
Quem prega isso é canalha (psh! Não espalha)
Porque aqui a justiça tarda... E falha*
E o Zezinho gargalha com outra mentira boçal
(qual?) "O brasileiro é cordial" aha!
Mas que gracinha, imagina se não fosse!
Se o brasileiro é amável, Adolf Hitler é um doce *
Porque a lei de Gérson é o nosso evangelho
Todos querem se dar bem e não se respeita nem os velhos
Dizem também que o pobre é malandro
Mas o povão tá só ralando e quem tá armando são os grandes empresários e empreiteiros
Mas até hoje só prenderam o PC e os bicheiros
No país da impunidade tudo é contraditório*
Deixam o resto em liberdade em troca de um simples bode expiatório
Que situação patética
É real ou ilusório o processo de restauração da ética?
Será que é boato? Zezinho e Maria perguntavam
E enquanto isso anotavam...

Refrão

Mentira tem perna curta e se desmente facilmente
Zezinho estava em frente a uma loura linda e inteligente
E tem gente que diz que toda mulher bonita é burra *
Quem acredita merece uma surra
Dizem que o bebê vem da cegonha *
E que cresce pelo mão se bater uma bronha
Mas o pequeno Zé não acreditava
E se crescesse ele raspava
A lista de mentiras aumentava:
Comunista come criancinha, Aids é doença de gay*
"Mentira!" (seu comunista, bota camisinha!)
Mariazinha ficou mocinha e descobriu que era caô
Que só existia sexo com amor
Aprendeu a falar inglês e viu que não é só filme brasileiro que tem muito palavrão
Pois foi no cinema e ouviu tudo o que eles cortam na legenda e na dublagem da televisão
Queriam as verdades sem cortes
Queria liberdade*
Queriam independência ou morte
Perguntaram ao fantasma de Cabral a história real entre Brasil e Portugal:*
"Não foi sem querer que descobrimos vosso país
Nós portugueses não somos burros como se diz!"
Outra piada que não era nada séria era que a seca do Nordeste era a culpada da miséria
Desculpa esfarrapada puro blá, blá, blá...
Pois se os políticos quisessem eles faziam o sertão virar mar!
Tem também a lenda eterna da falta de verbas
As moscas mudam, mas é sempre a mesma merda...
E a lista continua sem parar
Com mentiras que o Pinóquio teria vergonha de contar*

Refrão

Diziam que o Brasil é o país do futuro
Mas eles viram que o melhor era viver o presente*
Zezinho e Maria decidiram mostrar pra todo mundo que é mentira que o Brasil não vai pra frente!
Eram crianças
Tinham muita esperança
Mas não queriam esperar, pois quem espera nunca alcança
Acharam nojento todo aquele fingimento*
E começaram a ficar violentos
(O brasileiro tá cansado de ser enganado
Daqui pra frente os mentirosos serão enforcados)
E começaram assim uma revolução
Controlaram todos os meios de comunicação
E revelaram sua lista com as milhões de mentiras
Que atrasavam a ordem e o progresso da nação
Só tinham uma saída pro país
Acabar com as mentiras pela raiz
E como toda revolução deixa cicatriz
O sangue jorrou feito um chafariz
Foi uma vitória do povo e no final da conquista
Zezinho e Maria puseram fogo na lista das...

Refrão

E ao voltarem pra casa encontraram seu pai emocionado por tudo que eles tinham aprontado
Uma nova era tinha começado e não era à toa que os olhos do coroa estavam encharcados
Uma lágrima desceu e Zezinho percebeu que descobria mais uma mentira nessa hora...
Homem também chora*

*Destacar alguns pontos para fomentar a discussão com o grupo.

Propor ao grupo uma apresentação artística – dança, dramatização, produção de um vídeo com a música apresentada ou outra que também aborde o tema discutido.
Socialização dos trabalhos.

Fontes:
www.letras.com.br/biografia/gabriel-o-pensador

www.xtec.es/~jarrimad/contemp/rodin.jpg

www.brasilescola.com

__________

Trabalho elaborado pela professora Márcia Mendes, com base na proposta discutida durante a AC, 09/03/10. O trabalho deverá ser aplicado nos sábados letivos da Área I, 20/03/10 e 08/05/10.
As Oficinas de Leitura e Produção Artística também serão desenvolvidas nas aulas de LPLB, utilizando os diversos gêneros textuais e as diferentes linguagens – a visual, a musical, a corporal e, sobretudo, o diálogo com e entre leitores. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas serão apresentados na V SEMANA DE LEITURA – O texto literário - outros textos, outras linguagens.

E o tempo não para...

Pensamos demasiadamente, sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.”
Charles Chaplin


Poema para não morrer
Márcia Mendes*

Chove lá fora.
Chove dentro de mim.
A dor do outro invade
minha casa, arrancando as pétalas de minhas flores.
Do lado de cá
olho vidas desabando,
virando lixo,
virando lama.
Um cheiro frio e pesado
Corre pela casa silenciosa e me deixa sufocada, impotente.
As cenas que circulam na tela
são retratos do descaso social,
da desumanização daqueles que estão no poder.
Rios de lágrimas atravessam corações partidos,
marcando a despedida da alegria.
Hoje queria a fantasia de Poliana*
Para colorir o coração de quem tudo perdeu.
Hoje queria as asas de Ícaro*
Para acordar e levar para a “terra do nunca” *os “severinos” e “severinas* que estão dormindo no lixo, na lama.
Hoje, só hoje, queria fazer nascer da lama - uma flor.
Uma flor digna, forte, livre.
Uma flor que alcançasse a alma,
a consciência.
Uma flor que tirasse o bicho de concha
do individualismo, da indiferença,
do esclerosamento.
Uma flor que, embora, inventada
fosse capaz de cobrir de amor o espírito daqueles que partiram.
E, por certo, aliviar as tensões,
alimentando o coração de quem
tem de continuar, pois é preciso, sim, sair dos escombros.
_________________
* Personagem do romance Pollyanna, menina que inventou o “jogo do contente”.escrito em 1913.
* Ícaro realizou o sonho de poder voar bem alto.
*Lugar inventado pelo personagem Peter Pan para estender por períodos mais longos a sua infância.
*Nomes dos nordestinos presentes no poema, de João Cabral de Melo Neto – Morte e vida Severina.

domingo, 14 de março de 2010

Meu amor pela leitura - Clarice



Por que escrevo? Porque respiro. Porque preencho minhas lacunas e porque me entendo. Amo escutar as vozes que correm dos livros colorindo meus dias quase brancos. Amo, sim, escrever e depois ler ou seria ler e escrever e, por conseguinte, viver. Mas se escrevo estou viva, ou melhor, viverei para sempre.
Hoje Clarice visitei Clarice. Foram horas de entrega, de tantas descobertas. Hoje reafirmamos nossa amizade e deixo aqui registrado um pouco desse grande encontro
Márcia Mendes




Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

Clarice Lispector

Há Momentos

Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector

sábado, 13 de março de 2010

Eu e os outros

Para ler ao som de "Pais e filhos", com Renato Russo
Aos mais jovens e,em especial, Yasmim e Victória.

Preciso de trilha para tecer minha história.
A música me embala...marca cada linha, cada capítulo de minha vida.
Sou, sim, prima, irmã, filha das canções.
Canções que não foram feitas para mim, mas são minhas,
estão tatuadas em minhas lembranças de ontem e de hoje, tão
infinitivamente sonhadas, sentidas, vividas...
São tantas canções... de ninar, de amar, de chorar, de esperar, de brincar, de sonhar...
Um dia quis uma casa no campo onde eu pudesse plantar meus livros,
meus risos, meus amigos e tudo mais...
Um dia ergui as mãos para o céu e agradeci por ter alguém para dividir sonhos, tomar chuva, comer bolinho de estudante...
Um dia descobri que o amor só dura em liberdade...
Um dia entendi que é melhor ser uma "metamorfose ambulante" do que ter uma velha opinião formada sobre tudo...
Um dia compreeendi que não vale a pena ficar sentada a beira do caminho e, assim, fui costurando meus sonhos, passei a escutar as vozes que vêm dos livros e, lentamente,aprendi a libertar minha voz, a bordar a página em branco.
É, será a vida uma grande ilusão?
E assim fui/vou descobrindo que "ainda que falsse a língua dos anjos sem amor eu nada seria".
Por isso preciso de trilha para viver.
Você tem uma trilha sua?
Eu também sou dos livros.Eu sou um livro!
E como nos manda o poeta penetro surdamente no reino da palavra.
Para quê?
Descubra! Adentre, o verbo é nosso.
Sou única, mas tenho muito de você, de vocês. Somos gente!
Estamos juntos/as descobrindo novos/velhos mundos
ou quiça velhos/novos mundos.
O que posso oferecer aos mais jovens do que eu? Eu que também já fui tão jovem!
Muitas leituras. Pouco para quem quer VIVER, não é?
Será que acreditamos nas mesmas coisas?
Será que nossos ídolos são os mesmos?
Será que queremos viver felizes para sempre?
Será que nossos medos são mesmo nossos?
Será que temos o nosso próprio tempo?
Será que sabemos amar as pessoas como se não houvesse amanhã?
Quando deixamos de ser tão jovens?
Será que devemos esperar o "segundo sol" chegar?
Por que tem certas coisas que eu não sei dizer?
Por que preciso ouvir as músicas de outros tempos?
O tempo parece soprar palavras e o poeta as escuta e o poeta as imprime...
O que é imperativo viver ou escrever?
De um jeito ou de outro tecemos linhas e linhas... fazemos histórias, somos história.
Você é você e eu sou eu.
E as canções ilustram o nosso viver.

Márcia Mendes

A LEITURA CONTINUA...

"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.”
Carlos Drummond de Andrade

A leitura continua. Continua a busca incansável pela palavra. Incansavelmente calma, pois o verbo habita em nós. Nós somos a palavra viva, tão cheia de graça, tão cheia de histórias. Somos o verso, o ritmo, o eu lírico. Somos o poeta. Somos a poesia. A poesia que nasce do amor, da dor, do mundo, do desmundo. Sim, a poesia (im) penetrável, indiscutivelmente bela. Construímos pontes. A poesia nos une.